Sobre este espaço





Clarificando conceitos:



FETICHE
(aqui sem a conotação sexual mais usual, ok?) :)

"Embora se ouça falar muito de fetiches, muitos ainda ignoram o significado desta palavra. A palavra fetiche é proveniente do termo “feitiço”, que significa encantamento ou magia. Daí que se dê o nome de fetiche a objectos aos quais se atribui poderes sobrenaturais.

Ao que parece este vocábulo terá sido importado pelos marinheiros portugueses que vinham das suas viagens por África e que assim se referiam à bruxaria ou magia feita pelos nativos da região da África Ocidental. O escritor Charles de Brosses usou a palavra fetiche na sua obra “Le Culte Fétiches des Dieux” (1760). Na altura chamavam-se assim os amuletos, talismãs e outros objectos que eram venerados e adorados nas religiões africanas e sul-americanas.

Hoje em dia, os fetiches simbolizam a energia divina que pode ser captada e reutilizada. A tradição atribui a magia dos fetiches às forças da natureza e é por isso que normalmente se vêem as conchas, pedaços de madeira ou seixos do mar como representação destas forças".

Fontes A e B


FOTOGRAFIA

"Fotografia (do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste"[1]), por definição,[2] é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível.[3] A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.


Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmara fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.


Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem".






Aqui a fotografia é encarada como a magia de desenhar com a luz, o feitiço que assustava os índios pensando eles que com o facto de os fotografarem lhes aprisionava a alma, a arte de olhar vendo realmente (como as crianças:), e o poder de congelar pequenos pedaços de eternidade. 

Desde muito jovem que sou apaixonada por fotografia, cheguei a sonhar ser fotógrafa profissional, fiz dois cursos e uma exposição e tive laboratório em casa em que fazia orgulhosamente tudo, desde o clique da câmara até à moldura. :) Com o advento da fotografia digital converti-me aos novos tempos, esqueci o laboratório e passei a investir no tratamento e manipulação de imagem. 

Ando sempre com uma máquina fotográfica pequena na mala e tenho uma maior e mais séria que levo no que eu chamo de safaris fotográficos, quando me entrego ao prazer de passear à procura da "minha" foto. Partilharei os meus resultados por aqui de vez em quando.

Bons cliques!
E sorriam que elas, as objectivas (principalmente as dos telemóveis), "andem" aí!

:)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...