sexta-feira, 8 de maio de 2015

Projecto expositivo "Lugar de mim" da fotógrafa Susana Paiva, em Coimbra


A Câmara Municipal de Coimbra e a Mercearia de Arte apresentam o projecto expositivo "Lugar de mim", da fotógrafa Susana Paiva, com abertura a 22 de Maio, pelas 18 horas, na Casa da Escrita, em Coimbra.

Este projecto, integrado na programação da EIF (Escola Informal de Fotografia), contempla a realização de um exposição autobiográfica de Susana Paiva, com produção da Mercearia de Arte, a realizar na Casa da Escrita, entre 22 de Maio e 15 de Junho, bem como a criação de um conjunto de objectos editoriais que serão apresentados, debatidos e comunicados ao longo da vigência do projecto da EIF.

O projecto reflecte a relação intrínseca entre fotografia e livro, tanto como suporte final como espaço expositivo. Além do grupo de trabalho da EIF juntam-se a este projecto diversos convidados que partilharão as suas experiências na área da investigação, criação, edição, conservação e construção de livros.


Sobre “Lugar de Mim”
 
O projecto “Lugar de mim” - pensado como um inventário poético, onde figurariam materiais identificados como sendo fundamentais na minha edificação, acabou por se revelar um espaço fragmentário, pontuado, em doses idênticas, por facto e ficção, indexado por materiais apenas totalmente decifráveis à luz dos afectos.

Aqui nesta Casa da Escrita, onde de momento habito, moram agora tempo(s) e espaço(s) muito distinto(s) desta enorme aventura que tem sido a minha construção enquanto fotógrafa. São espaços-memória, ficções-fátuas, cadernos de encargos - poéticos, claro -, pequenas declarações de amor, histórias de conquista e derrota, e muitas construções efémeras - pura cenografia edificada através do caminhar.

Alberga este projecto não apenas obras de minha autoria mas também um conjunto de obras assinadas por outros autores - todos eles parte de uma rede de cumplicidades sem a qual não imaginaria poder continuar a criar. É uma casa partilhada, onde o corpo se traduz e revela imaginação.

São as muitas linguagens presentes nesta convocatória artística, que contribuem colectivamente para a construção deste novo lugar - um lugar de mim, que reivindica não apenas o poder da linguagem, em todas as suas múltiplas possibilidades de escrita, mas também dos afectos como propulsores dessa expressão.

Este trabalho é assim, indubitavelmente e em simultâneo, processo e obra final, ou pelo menos finalizada por ora, pronta a ser fruída por todos vós. É um trabalho que assenta na importância da dimensão do jogo subjacente à relação entre quem cria e quem recebe, pois quem recebe também (re)cria. Olhando, escutando e reflectindo sobre este(s) objectos(s) seremos todos, de certa maneira, co-criadores desta obra ainda em devir. 

Susana Paiva


Mais Informações

Mercearia de Arte
Pedro Beja Alves 
pedrobejaalves@merceariadearte.com
 +351 915496734

Susana Paiva
susana@susanapaiva.com
 + 351919370353

Local da exposição
Casa da Escrita Rua Dr. João Jacinto, nº 8 3000-225 Coimbra
 
Horário
22 de Maio – das 18h às 20h30 25 a 29 de Maio – das 09h30 às 12h30 e das 14h às 20h 30 e 31 de Maio – das 14h às 18h 1 a 15 de Junho | de 2ª a 6ª feira | das 09h30 às 12h30 e das 14h às 20h 
22 a 25 de Junho | das 14h às 20h

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...